anuncie

[:pb]Após mais de 20 anos trabalhando para empresas como IBM, Motorola e Lucent como administrador de produção, Sérgio Luís Sapía, que também é técnico eletrônico, resolveu que “queria trabalhar por conta própria em uma profissão em que não precisasse ter um sócio, que o escritório fosse minha casa, e que pudesse fazer isso até ficar velho”. Sabiamente, escolheu o mundo dos drones. Mercado incipiente em franca ascensão no Brasil e no mundo, Sérgio há 3 anos está à frente da Aerofrog, empresa que oferece cursos de pilotagem de drones e presta serviços na área, principalmente envolvendo filmagens profissionais com o uso do equipamento.

O administrador, agora empresário, conta que a demanda pelo uso de drones em filmagens, por exemplo, só tem aumentado, porque é muito barato filmar com drone. “Antes era caríssimo, era preciso usar um helicóptero ou avião”, explica ele. “Isso sem contar que o drone capta imagens que o helicóptero não faz, que é a ‘visão do pássaro’, em uma altura intermediária onde o helicóptero não alcança. E como isso tudo é muito novo, e a gente não tem esse ângulo de visão, acaba chamando muito a atenção, e as imagens captadas são realmente muito bonitas”, completa.

Segurança de vôo e manejo do equipamento

No principal evento mundial envolvendo drones, que teve sua primeira edição realizada na cidade de Campinas em maio passado, Sérgio ministrou uma palestra onde enfatizou a importância de se pensar a segurança em primeiro lugar no uso de drones. Para ele, o fator segurança é o que diferencia um piloto profissional de um piloto amador no vôo com drones.

Algumas recomendações destacadas e comentadas por ele são:

– Altura máxima de 120 metros
– Voar com a aeronave no campo de visão
– Não sobrevoar pessoas, somente com aceite
– Fazer manutenção/calibração no equipamento
– Garantir que as baterias estejam carregadas
– Sempre faça um mapa de vôo
– Não voar perto de rede elétrica/transformadores
– Não voar perto de antenas de telefonia e TV
– Voe somente sob a última revisão de firmware

Assista ao vídeo com a íntegra da palestra de Sérgio Luís Sapía no International Drone Day Campinas:

Veja também um vôo pilotado por ele na página de vídeos do 3DPrinting no Facebook:
https://www.facebook.com/3dprinting.com.br/videos/476238909241361/[:]

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor informe seu nome