PlastiSketch: conheça um software web-based que usa gráficos vetoriais para projetar modelos 3D

O desenvolvedor Marcel Urbanek criou um novo software de modelagem 3D baseado em navegador chamado PlastiSketch. A plataforma fornece uma abordagem alternativa à modelagem 3D que usa camadas gráficas vetoriais para criar um objeto 3D em vez de ferramentas de escultura.

Certo dia, Urbanek conta que se viu em enorme dificuldade para criar os modelos 3D que ele imaginava usando programas de design 3D baseados em escultura – como é o caso do Zbrush, por exemplo. Sua falta de habilidade artística para produzir modelos a partir de uma interface de escultura 3D aliada à capacidade de criar gráficos bidimensionais usando ferramentas como o Inkscape foi o fator motivador para que o levou a criar o novo software.

Basicamente, o PlastiSketch é um software que gera modelos 3D combinando e interpolando uma série de gráficos vetoriais 2D. Urbatek compara a abordagem do programa a uma varredura de ressonância magnética “invertida”. “Se você quer criar objetos 3D para videogames, impressão 3D ou animação, mas não quer usar uma ferramenta de escultura comum ou outras ferramentas de design 3D, pode tentar o PlastiSketch”, garante o site. “Não é apenas gratuito, mas também fácil de usar”.

Por enquanto, a versão Beta do PlastiSketch está disponível gratuitamente e, de acordo com Urbanek, será mantida uma versão básica da plataforma de modelagem 3D acessível e gratuita para todos os usuários.

A interface de modelagem do PlastiSketch 3D é bastante intuitiva: os usuários podem ajustar e manipular os gráficos vetoriais e visualizar o objeto 3D que estão criando no lado direito da tela. Manipular o gráfico vetorial é tão fácil quanto adicionar um ponto ou alterar a altura da camada para aumentar a profundidade do modelo 3D.

Outros recursos incluem ferramentas de suavização e espelhamento, e também a opção de visualizar o modelo 3D como uma estrutura em wireframe e sombreamento de cor. Quando um modelo está completo, ele pode ser exportado como um arquivo OBJ pronto para imprimir ou pode ser carregado em outros programas de modelagem ou fatiamento para edições adicionais.

Urbanek pensa em capitalizar o software somente após o programa se tornar mais maduro, com interesse suficiente da comunidade na abordagem única de modelagem 3D proposta por ele.

E você? O que achou do software?

Fonte: 3ders.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *