Papagaio brasileiro recebe o primeiro bico de titânio impresso em 3D do mundo

Uma equipe de veterinários e especialistas em impressão 3D do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, acabam de implantar com sucesso o primeiro bico de titânio impresso em 3D do mundo em um lindo papagaio azul chamado “Gigi” (na verdade, trata-se de uma “papagaia”, já que o animal é do sexo feminino). Resgatado de um cativeiro, o papagaio foi encontrado com graves deformidades em seu bico que o impediam de se alimentar. Poucos dias após a cirurgia, contudo, Gigi já está bem adaptada e capaz de comer alimentos sólidos.

 

gigi1
Papagaio Gigi no pós operatório.

 

O trabalho pioneiro foi o resultado de um esforço em equipe que envolveu o médico veterinário Roberto Fecchio, o designer 3D e especialista em reconstrução facial Cícero Moraes, e o dentista veterinário Paulo Miamoto. Auto-denominados “Vingadores” a equipe tem sido pioneira no uso da tecnologia de impressão 3D para salvar a vida de animais selvagens. Anteriormente, eles já haviam salvado uma tartaruga, imprimindo um novo casco em 3D para o animal, bem como um novo bico para um tucano ferido, ambos impressos em 3D usando PLA como material de impressão.

gigi3
Modelagem 3D no Blender do bico a ser impresso em titânio.

gigi2

Para este caso, no entanto, a equipe decidiu realizar um feito inédito no mundo: um bico 3D protético impresso em titânio, em vez do PLA. Papagaios usam seus bicos para quebrar sementes e outras cascas mais duras, o que significa que os mesmos devem ser extremamente fortes e duráveis. O titânio, além de ser biocompatível, leve e resistente à ferrugem, é um dos metais mais fortes da Terra, o que o torna o material perfeito para este trabalho.

 

gigi4
O bico já impresso em titânio.

 

Trabalho conjunto e remoto


É interessante notar como a distância entre membros da equipe dos “Vingadores” acabaram por criar uma sinergia entre eles. Em Santos, Miamoto iniciou o trabalho tirando uma série de fotografias da ave, que o designer 3D Cícero Moraes, em Sinop, converteu em seguida para um modelo 3D digital usando um add-on do Blender – criado pelo desenvolvedor do software, Dalai Felinto – a pedido do Dr. Everton da Rosa, da equipe médica em São Paulo. Em seguida, especialistas do CTI Renato Archer em Campinas usaram o modelo 3D para imprimir um bico personalizado de titânio.

gigi5
Gigi sendo sendo preparada para a cirurgia.

gigi6
A cirurgia, que aconteceu no dia 18 fevereiro no centro cirúrgico Animal Care, em São Paulo, foi realizada pelos veterinários Roberto Fecchio, Sergio Camargo, Rodrigo Rabello e Matheus Rabello. A prótese 3D impressa foi implantada na ave usando cimento ósseo e parafusos ortopédicos. “Apenas 48 horas após a cirurgia, Gigi já apresentava grande adaptação à prótese!”, informava um comunicado vindo do Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres da Universidade Unimonte, onde Gigi está se recuperando. “É extremamente gratificante recuperar a qualidade de vida de um animal, e depois de vermos o antes e depois da imagem, temos um enorme sentimento de realização”, completava o comunicado da Universidade.

 

gigi7
Equipe de médicos veterinários em ação para implantar o bico de titânio.


Está se tornando cada vez mais comum para cães, gatos e outros animais domésticos receberem próteses plásticas ou cadeiras de rodas impressas em 3D; no entanto, é preciso lembrar que não existe uma fórmula, ou uma solução única, do tipo “one size fits all”, e os animais selvagens em particular muitas vezes necessitam de cuidados que só especialistas podem proporcionar. Felizmente, histórias como a do papagaio Gigi revelam que a tecnologia de impressão 3D pode ser adaptada a uma variedade de necessidades a fim de garantir que, apesar dos ferimentos infligidos sobre eles através de abuso ou tráfico ilegal, esses belos animais selvagens podem viver vidas longas e saudáveis.

 

gigi8
Gigi no “antes e depois” da cirurgia.
gigi10
Equipe médica responsável pelo implante do bico de titânio.

Abaixo um vídeo de Gigi alegre e saltitante em sua nova vida:

 

Crédito: Ceptas Unimonte

Fonte: 3ders.org

5 thoughts on “Papagaio brasileiro recebe o primeiro bico de titânio impresso em 3D do mundo

  • 5 de março de 2016 em 20:21
    Permalink

    A gente só tem que dizer: parabéns. Que se faça isto também com tantas criaturas humanas!

    Resposta
  • 17 de junho de 2016 em 14:52
    Permalink

    Admirada!
    Parabéns pela iniciativa!
    Universo conspira e agradece!
    ????????????

    Resposta
  • 23 de novembro de 2016 em 11:39
    Permalink

    Olá, infelizmente, meu papagaio ontem a noite sofreu um acidente, meu sobrinho de apenas 4 anos arrancou o bico de Kiko, estamos esperançosos com a cirurgia de readaptação do bico. Gostaria tanto de mais informações sobre vocês, caso não consiga , como posso realizar esse implante? Onde vocês ficam, qual o contato?

    Resposta
  • 23 de novembro de 2016 em 11:40
    Permalink

    Fiquei feliz ao ler todo procedimento cirúrgico, vi nessa reportagem a Salvação de Kiko. Parabéns!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *