Designer chinês cria robô humanóide de US$ 50 mil idêntico a Scarlett Johansson

[:pb]Parece piada de 1º de abril, mas não é: neste que parece ser o projeto de impressão 3D mais impressionante – ou absolutamente assustador – do ano, o designer de produto chinês Ricky Ma conseguiu a façanha de projetar e construir um robô humanóide extremamente realista que se parece (e se move) inspirado na atriz de Hollywood Scarlett Johansson.

scarlett-johansson-robo1

Nascido em Hong Kong, o designer que não possuía qualquer experiência prévia na área de robótica, engenharia eletrônica ou programação quando começou seu ambicioso projeto – que possui 70% de suas partes impressas em 3D – a partir do zero, e investiu mais de US$ 50 mil dólares no projeto, que levou um ano de dedicação para ser criado. Tudo para cumprir seu sonho de infância.

scarlett-johansson-robo5

O robô impresso em 3D é chamado simplesmente de “Mark 1”, apesar de “sua” óbvia semelhança com Johansson, que já chegou a ser classificada como a “mulher mais sexy” do mundo. Mark 1 possui o tamanho real da atriz, e é capaz de responder a um conjunto de comandos verbais pré-programados fazendo inclusive expressões faciais assustadoramente realistas como erguer sobrancelhas, sorrir timidamente, e até mesmo piscar para o interlocutor. Ela também pode mover braços, pernas e dedos, como mostra o vídeo abaixo:

O resultado final é verdadeiramente impressionante, embora Ma admita que não foi uma tarefa fácil. Embora desde a sua infância se considere “obcecado” com robôs de filmes e desenhos animados e sonhasse em construir o seu próprio robô um dia, o designer revela que nunca teve nenhum treinamento formal ou técnico em engenharia robótica. Ele também não conhecia ninguém na comunidade de robótica de Hong Kong que tivesse um objetivo similar ao dele.

scarlett-johansson-robo7

Assim, quando chegou a hora de fazer seu sonho uma realidade e criar um robô humanóide a partir do zero, Ma teve de ensinar a si mesmo a cada habilidade técnica no livro através de um processo de tentativa-e-erro doloroso. motores elétricos queimados, o Mark 1 continuamente tombou, mas Ma persistiu, acabou dominando robótica, engenharia, modelagem 3D e da tecnologia de impressão 3D.

scarlett-johansson-robo8

Assim, quando chegou a hora de tornar seu sonho em realidade e criar um robô humanóide a partir do zero, Ma teve de aprender sozinho cada habilidade técnica por livros em um processo de doloroso de tentativa e erro: motores elétricos queimavam com frequência, Mark 1 continuamente tombava, mas o jovem persistiu, e acabou dominando a robótica, a engenharia a modelagem 3D e a tecnologia de impressão 3D para criar seu robô humanóide.

“Durante o processo, muita gente me dizia coisas como “você é estúpido? Isso custa muito dinheiro. Você ao menos sabe como fazê-lo?”, revelou Ma. No entanto, ele se recusava a desistir do projeto. “Percebi que deveria fazê-lo apenas quando fosse o momento certo e assim realizaria aos poucos o meu sonho. E, se realizasse meu sonho, não teria arrependimentos na vida”.

Atualmente, Ma está em busca de investidores interessados em comprar seu projeto, para que possa levantar capital para aprimorar seus recursos. Ele também planeja escrever um livro sobre a sua experiência para incentivar outros entusiastas em robótica a perseguirem seus sonhos.

Fonte: 3ders.org[:]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *