Dentistas usam impressora 3D SLA Form 2 para criar moldes e ferramentas

form2-sla-3dprinterA impressão 3D está gradualmente revolucionando muitas indústrias. A novidade mais recente vem da Formlabs para dentistas e profissionais de Odontologia. A impressora 3D Form 2, comercializada nos EUA por aproximadamente US$ 3.499, oferece a esses profissionais alta resolução em impressão 3D por SLA – também chamada de estereolitografia – e foi especialmente concebida para aplicações diversas em Odontologia.

Lançada em setembro de 2015, a Form 2 tem sido apontada como uma das impressoras desktop 3D mais avançadas do mercado, com um volume de construção de 145 x 145 x 175 milímetros e uma camada de impressão de 25 a 200 microns. A Formlabs assegura que sua impressora 3D SLA é capaz de criar guias cirúrgicos de alta qualidade para dentistas, bem como fixadores, coroas, pontes, moldes e materiais para fins educativos.

Inovação e agilidade no processo


O que antes fazia com que os dentistas tivessem que tirar um molde dos dentes de seus pacientes – uma experiência geralmente bastante desagradável, por sinal – para em seguida enviá-lo a um laboratório externo e aguardar uma semana pela peça criada sob medida, agora coloca na mão dos dentistas a habilidade de digitalizar os dentes de seus pacientes de forma rápida e indolor, eliminando a etapa invasiva do processo. Os dados digitalizados são então enviados para uma impressora 3D instalada no próprio consultório do profissional, transformando o que antes demandava um longo processo de uma semana em apenas… algumas horas.

“Ter a minha própria impressora 3D no consultório economiza uma quantidade enorme de tempo e despesas com laboratório. Eu posso pensar todo o processo cirúrgico em cerca de uma hora e meia, ao invés de ter que aguardar por uma semana para que tudo venha de fora”, afirma Dr. Scherer, que dirige um laboratório de prótese e implantodontia em Sonoma, na Califórnia, e adotou uma impressora 3D Form 2 em seu trabalho diário. (Veja o testemunho completo de Dr. Scherer no vídeo abaixo).


A impressora SLA Form 2 também permite imprimir em uma grande variedade de materiais, com potencial para impressões de qualidade em diversas aplicações. Por exemplo, um arquivo STL pode ser impresso em resina moldável, possibilitando aos dentistas moldar facilmente coroas, pontes ou estruturas parciais em metal ou dissilicato de lítio. Para impressões de modelos cirúrgicos, a Formlabs também oferece materiais de resina padrão.

form2-sla-molde2
Dr. Sean Holliday, dono de três consultórios ortodônticos no Havaí, comenta que desde que investiu em uma impressora Form 2, tem sido capaz de imprimir moldes personalizados em apenas 2.5 horas, criando em média 20 por semana, e obteve um retorno sobre seu investimento em apenas 3 meses.

Moldes mais realistas


A tecnologia de impressão 3D também tem ajudado cirurgiões-dentistas a criar modelos educacionais mais detalhados e precisos para explicar os procedimentos não apenas aos pacientes, como também ensinar dentistas em formação sobre determinadas operações.

“Ao usar a tecnologia de impressão 3D para gerar um modelo em grande escala da mandíbula inferior de um paciente, os alunos são capazes de simular a cirurgia de implante valendo-se de um modelo anatomicamente correto da mandíbula; esse é um realismo bastante importante no processo educacional dos alunos”, afirma Dr. Scherer, que também é instrutor clínico na Universidade de Nevada, em Las Vegas, e professor clínico assistente na Universidade de Loma Linda.

Fonte: 3ders.org

One thought on “Dentistas usam impressora 3D SLA Form 2 para criar moldes e ferramentas

  • 29 de outubro de 2016 em 15:25
    Permalink

    Em campinas sp já tem dentista trabalhando com impressora 3d

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *