Autodesk abre hardware e firmware da impressora 3D Ember

E a Autodesk finalmente cumpriu a “promessa”. Na Inside 3D Printing Santa Clara, em 2014, a empresa firmou então o compromisso de tornar open source tanto o hardware como o firmware de sua mais moderna impressora 3D SLA, e o software Spark. Havia dúvidas se isso de fato aconteceria, mas a Autodesk o fez por partes: primeiro, quando lançou uma resina padrão PR48 resin e, em seguida, quando liberou o design das peças da impressora Ember 3D.

Painel de controle da Ember SLA 3D printer.



Assim como nos releases anteriores, firmware e hardware da Ember são licenciados sob a Creative Commons Attribution-ShareAlike license e licenciados sob a GNU GPL. Uma pista de como é a nova máquina de impressão 3D vem da versão modificada da BeagleBone Black, placa de desenvolvimento de baixo custo. Como as partes são relativamente fáceis de fazer – vide vídeo abaixo – esse é um cenário interessante para desenvolvedores em busca de incorporar a tecnologia Autodesk em suas impressoras.

“Abrir o desenho completo de uma ferramenta de precisão tão complicada como a Ember é um território desconhecido para nós. E, sabemos que isso não é necessariamente fácil – os principais equipamentos da Ember possuem uma placa de 6 camadas e os arquivos de projeto estão no formato de uma ferramenta profissional. Embora possa também ser difícil de executar o firmware sem o acesso direto ao Ember, nós fornecemos um link para a imagem do cartão SD, que pode ser usada em um banco Beaglebone Black no desenvolvimento. Por mais difícil que possa ser de seguirmos esse caminho, nós esperamos que nosso compromisso com uma plataforma aberta seja reconhecido, e também o compromisso de tornar todo o campo da manufatura aditiva ainda melhor”, postulou a Autodesk em seu blog. 

Fusion 360

Outra surpresa da Autodesk foi anunciar um novo update de software para o Fusion 360, seu programa de CAD baseado em nuvem. Com o update, os usuários agora podem mover seus projetos rapidamente de um hub para outro.

A se julgar pelo diretor de produto, Kevin Schneider, o momento não poderia ser melhor:

“A simulação tradicionalmente necessita de várias ferramentas de software e horas e horas de trabalho. Mas não com a Fusion 360. Criamos nela uma ferramenta poderosa e muito simples. Ao integrar a simulação diretamente com o workflow de design e engenharia, os usuários podem construir peças mais viáveis e com menos iterações, assim como desenvolver a intuição e a experiência para alcançar a validação de produto mais rapidamente. Vemos essa atualização como o próximo passo crítico rumo a tornar a Fusion 360 a plataforma integrada mais inovadora para o desenvolvimento de produtos, desde a concepção até a fabricação”, revelou, modestamente, o Diretor de Produto da Fusion 360, Kevin Schneider.

A atualização oferece acesso a ferramentas avançadas de design para muitos designers que, de outra forma, não estariam disponíveis. Muitos dos programas que oferecem simulação virtual robusta são programas de escala industrial tão caros que jamais passariam aos olhos do consumidor final. Mas não é o caso da Fusion 360: uma assinatura do serviço de nuvem do programa CAD que sai por US$ 25 por mês é agora oferecido de graça a milhares de estudantes, educadores, entusiastas e novas startups de tecnologia.




Fonte: 3DPrint.com

Errata: Inicialmente publicamos impressora SLS, que é o que consta no link da fonte, mas na verdade é SLA. O erro já foi corrigido no texto. Agradecemos à contribuição dos nossos leitores. 





 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *