Artista pioneiro na impressão 3D, Joris Laarman abre exposição na Holanda

Joris Laarman é conhecido na Europa, em especial na Holanda, como um dos mais influentes designers na impressão 3D, quando o assunto é arte e arquitetura. Seu projeto “puzzle-chair”, uma cadeira composta de pecinhas que se encaixam como em um quebra-cabeças em branco-e-preto, foi o primeiro da categoria a ser disponibilizado opensource. Além da “cadeira para makers”, Joris abre sua exposição no Museu Groninger, na Holanda, exibindo também uma réplica de uma escultura sinuosa criada com a impressora MX3D de impressão em metal, o mesmo modelo escolhido para criar a primeira ponte de metal impressa em 3D da Holanda.

maker-chair-3d
“Maker chair”, projeto de uma cadeira-puzzle open source do artista holandês


Grande parte das obras de Laarman em exposição foi criada usando uma impressora 3D MX3D, um verdadeiro robô dotado de técnicas de impressão 3D de seis eixos e ferramentas de soldagem avançadas que lhe permitem acabar com as restrições típicas das configurações de três eixos na impressão 3D de metais como o aço, titânio, alumínio, bronze ou cobre ~no ar~ sem a necessidade de estruturas de suporte.

escultura-sinuosa-3d
Escultura foi projetada para exibir o processo único de manufatura em metal


Uma dessas obras, que está na exposição de Laarman em Groninger, é o Dragon Bench, fabricado usando uma MX3D tendo partículas de aço inoxidável fundido como matéria-prima. “Ao adicionar pequenas partículas de metal fundido uma a uma a cada milionésimo de segundo, podemos imprimir linhas curvas em pleno ar”, diz o artista. “A impressão 3D nesse sentido ainda é um território inexplorado e leva a uma nova forma de expressão que não está vinculada a camadas que se sobrepõem umas às outras. A escultura Dragon Bench explora isso: as linhas podem ser impressas de uma forma tal que se intersectam e criam uma estrutura que se auto-sustenta no ar”.

Abaixo dois vídeos: um, da MX3D em ação; e outro, da construção da ponte na Holanda, a primeira “ponte 3D” do mundo:

Fonte: 3ders.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *