Impressão 3D na Argentina: do filamento para a indústria da moda

[:pb]Semanas atrás estive em Buenos Aires, onde conversei com o pessoal da Asuntos Impresos, Johny Lavie, Mariano Ungaro e José Beitia, que mantêm um estúdio de impressão 3D no bairro de San Telmo e também se organizam para oferecer aulas gratuitas à comunidade carente no conhecido espaço cultural IMPA, uma fábrica de plásticos desativada no centro da cidade:


Aproveitando a viagem, também estive na província de Monte Grande, periferia de Buenos Aires, para conhecer a fábrica de filamentos PrintALot. Além da enorme variedade de cores para filamentos convencionais em PLA e ABS da empresa – que incluem as “exóticas” fúcsia,  violeta e chocolate – os sócios Mariano Scian e Mariano Pérez denotam um enorme cuidado com a qualidade dos insumos usados no processo de fabricação e a constante busca pela inovação em seus produtos.

É o caso do filamento PLA MAX, que possui em sua fórmula aditivos que o tornam um “super PLA”, com resistência superior ao PLA padrão. Os aditivos utilizados são biopolímeros de origem natural que conservam as características “eco-friendly” do PLA convencional. Informações mais detalhadas sobre as características dos filamentos da PrintALot podem ser obtidas pelo PDF em português (também há a versão do PDF em castellano).

Abaixo a entrevista direto do chão de fábrica – daí o barulhão de fundo – onde a dupla de engenheiros industriais mostra ao 3DPrinting a linha de produção dos filamentos PrintALot:

3D Fashion Day Argentina

Um lado interessante da impressão 3D na Argentina, e ainda pouco explorado no Brasil, é a aplicação da tecnologia na indústria da moda. Enquanto por aqui desconheço qualquer iniciativa nesse sentido, estando a impressão 3D mais associada a Fab Labs e makerspaces, com público eminentemente masculino, por lá a tecnologia na área já avançou a ponto de ganharaté mesmo um desfile de moda: o 3D Fashion Day Argentina. Entre os organizadores estão Mariel Lluch e várias entidades e empresas locais, como a própria PrintALot e também a Trideo, fabricante de impressoras 3D – que inclusive imprimiu um corset criado por uma jovem estilista brasileira que aposta na tecnologia 3D, a Jessyka Yuky. O evento de moda argentino aconteceu em Córdoba na última sexta-feira, 17 de junho, início de feriado prolongado de Dia dos Pais por lá.

Uma pequena amostra do capricho e da grandiosidade do desfile:

 

3D Fashion Day Argentina
Modelo exibe corset impresso em 3D desenhado pela estilista brasileira Jessyka Yuky durante desfile do “3D Fashion Day Argentina”
[:]

One thought on “Impressão 3D na Argentina: do filamento para a indústria da moda

  • 20 de junho de 2016 em 16:39
    Permalink

    EXCELENTE MATÉRIA SOBRE IMPRESSÃO 3D .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *