Semana passada noticiamos aqui a prótese desenvolvida para Zeus, um cachorrinho da raça Whippet. Voluntário do grupo Animal Avengers, o Dr. Paulo Miamoto é um cirurgião-dentista especializado em Odontologia Forense, e durante o Expo3DBR apresentou uma palestra contando a história da operação de Zeus e também da formação do grupo, em 2015.

“É fascinante observar a quantidade de patologias que tínhamos como exclusivas dos humanos mas que também acabamos encontrando em outros animais. E com uma particularidade enorme: os animais não falam onde sentem dor, então o veterinário precisa levar em conta uma série de fatores”, observa Paulo. “Mesmo porque um animal também não demonstra fraqueza, pois poderia ser isolado do seu grupo e se tornar uma presa fácil, então o médico veterinário é o profissional que precisa ter uma formação muito bem fundamentada para entender todas essas relações”, conta, sempre enfatizando que seu olhar é como dentista, e não veterinário, mas que aprende muito sobre prótese dentária com os veterinários do grupo Animal Avengers.


Paulo conta que se aventurou na área de impressão 3D por acaso, e que um dos seus maiores desafios no Avengers é justamente modelar em 3D a peça a ser impressa, a partir de uma tomografia computadorizada, por exemplo, ou pelo processo de fotogrametria, muito usado em 3D, sendo ele um profissional com background totalmente voltado para a área da saúde. “É por essa razão que a integração entre a equipe clínica é fundamental para o sucesso da operação. Enquanto eu modelo uma prótese, estou em contato direto com os veterinários para projetar a peça que melhor se adapte à necessidade daquele animal”, explica. Outro enorme desafio para a equipe do Avengers é a distância geográfica: “eu moro em Campinas, então como saber se a prótese que estou modelando em Campinas vai encaixar em um animal que se encontra, por exemplo, em Florianópolis?”. Para o cirurgião-dentista, o esforço é análogo à “ajustar a cabeça ao redor do chapéu”. Mas, os bons resultados do trabalho têm compensado todo o esforço da equipe.

Pós operatório


Quem observa os resultados da equipe Animal Avengers não imagina que, em inúmeros casos, foram necessárias várias tentativas de desenvolver a prótese ideal, porém sem sucesso. Além de problemas com a prótese em si, os animais precisam passar por uma reabilitação com a prótese no pós operatório. No caso do cãozinho Whippet, por exemplo, essa etapa inclui reabilitação na água caminhando em uma esteira para reduzir o impacto e ajudar na coordenação dos movimentos com a prótese no lugar.

team_animal_avengers

Equipe do Animal Avengers é composta por veterinários, anestesistas e o dentista Dr. Paulo Miamoto

O trabalho pioneiro do Animal Avengers é importante sobretudo quando levamos em consideração o fato de que todos os animais salvos por eles seriam eutanasiados se não tivesse lhes sido dada uma nova chance, graças a uma prótese impressa em 3D. Se você trabalha com modelagem 3D, possui filamento de impressão para doar, ou mesmo uma impressora 3D ou serviços de impressão 3D, entre em contato com a equipe do Dr. Paulo Miamoto e contribua para o projeto de reabilitação para animais incapacitados do grupo Animal Avengers.

[Assista acima ao vídeo com a íntegra da palestra do Dr. Paulo Miamoto no Expo3DBR 2017] 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *