O Simplify3D é uma das ferramentas de impressão 3D mais populares no mercado atualmente, muito usado para otimizar modelos para impressão. De tão querido, ganhou até um prêmio da publicação 3D Printing Industry, juntamente com o Solidworks. A versão 4.0 do Simplify3D, que acaba de ser lançada, simplifica o fluxo de trabalho de impressão 3D e também inclui ferramentas de personalização.


Vamos aos recursos?

Configurações variáveis de impressão

 

Usuários experientes sabem que para melhorar a qualidade de impressão é preciso otimizar as configurações usadas durante o processo. Diferentes seções de um modelo podem exigir configurações diferentes para alcançar os melhores resultados. A versão 4.0 do Simplify3D apresenta o Variable Settings Wizard, que otimiza a distribuição do material em cada seção do modelo a ser impresso.

Você pode adicionar resistência ou peso a uma seção, enquanto otimiza outra para ser mais leve ou para conseguir um tempo de impressão mais rápido. Por exemplo, a peça de xadrez no diagrama abaixo foi impressa com propriedades variáveis para melhorar a qualidade de impressão em diferentes seções e fornecer um centro de gravidade inferior, e de quebra ainda com tempo de impressão global de 22%.

Variable-Print-Settings-Infographic

Dimensionamento dinâmico de recursos

 

A impressão de áreas pequenas ou delicadas em um modelo pode ser dificultada devido ao tamanho fixo do bico na maioria das impressoras FDM. Muitos guidelines recomendam a criação de modelos com pelo menos 1mm de largura em todos os locais, mas com a versão 4.0 são introduzidas novas tecnologias para aprimorar esses recursos. Um novo recurso no software ajusta dinamicamente a quantidade de plástico que é extrudido do bocal para criar extrusões menores ou maiores, dependendo das formas que o usuário tentar imprimir. Isso permite que a impressora produza formas menores e mais precisas. A mesma tecnologia também foi aplicada no interior do modelo, garantindo que as paredes sejam devidamente seladas para melhorar a resistência de componentes críticos.


As lâminas do ventilador na foto abaixo demonstram justamente essa habilidade de ajustar dinamicamente o fluxo de material. Além disso, o interior das lâminas foi perfeitamente preenchido para garantir uma impressão forte e robusta. Esse recurso permite a impressão de muitos modelos que não eram anteriormente possíveis.

Fan-Blade-Dynamic-Feature-Sizing

Fundações aprimoradas também

 

Para modelos mais complexos, o sucesso da impressão 3D é frequentemente atribuído aos elementos fundamentais que estabilizam uma impressão durante a construção, como suportes, rafts ou brims. A versão 4.0 inclui melhorias para toda essa coleção de elementos fundamentais, começando com aprimoramentos nas estruturas de suporte do Simplify3D (que levaram o prêmio mencionado no início deste post).

Vários novos recursos melhoram a capacidade das estruturas de suporte para permanecerem ancoradas à peça na plataforma de impressão, permitindo que até os modelos mais altos sejam totalmente suportados em sequências longas de impressão. Outras características novas permitem que os clientes variem a densidade ou material que é usado nas camadas superiores dos suportes, próximos à superfície da peça. Isso cria algumas possibilidades interessantes, como alterar para um material de suporte solúvel perto da superfície da peça para facilitar a remoção.


A versão 4.0 também inclui um recurso de raft completamente novo, com algoritmos de construção de raft aprimorados que reduzem a quantidade de filamento que será usado e depois descartado, economizando até 50% de filamento e até 40% do tempo de impressão que teria sido alocado pelo raft usando métodos anteriores.

Para conhecer todos os novos recursos do Simplify3D 4.0, acesse: https://www.simplify3d.com/software/release-notes/version-4-0-0/

 

Fonte: Simplify3D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *