Conselho Editorial

O 3DPrinting não teria o alcance e a relevância que possui hoje não fosse a contribuição inestimável, como fonte, de profissionais com vasta experiência em Manufatura Aditiva e tecnologias de ponta. São eles: Bene Padovani, ex-Stratasys; Dr. Jorge Silva, cientista pioneiro em impressão 3D no Brasil ao fundar o NT3D, em 1997, junto ao CTI Renato Archer e do qual segue como coordenador à frente dos projetos de maior relevância no setor; e Roberto Camanho, especialista em Robótica e professor da ESPM.

Conheça um pouco mais da trajetória desses profissionais que têm contribuído decisivamente para popularizar as tecnologias de impressão 3D no país, levando nossa melhor imagem para o mundo:

Bene Padovani

Engenheiro Eletricista pela Universidade Mackenzie com Pós Graduação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Iniciou sua carreira profissional como engenheiro na indústria, passando pela área de metrologia e desenvolvimento de produtos. Participou no desenvolvimento de projetos em exploração de petróleo, atou na área de CAE/CAD/CAM e trabalha com Manufatura Aditiva e impressoras 3D desde 1996.

Bene Padovani foi Diretor Geral para a América Latina da Stratasys Inc. e da John Fluke Mfg. Co., Inc. Atualmente presta consultoria em Manufatura Aditiva, sendo o curador da Inside 3D Printing São Paulo, a edição brasileira de uma das feiras do setor mais conhecidas no mundo.

Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva

Doutor em Engenharia Química pela Unicamp e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela mesma universidade, é pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de Automação Industrial e Robótica junto a empresas. Em 1997, criou o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D) do CTI Renato Archer, em Campinas, interior de São Paulo. Lá são desenvolvidos 3 grandes programas de pesquisa e inovação tendo a impressão 3D (Manufatura Aditiva) como foco principal, envolvendo a área da saúde, a indústria e centros de pesquisa e inovação espalhados pelo país. Currículo Lattes

Roberto Camanho

Mestre em Administração (FEI/SP), Especialização em Robótica na ENSAM (França), e engenheiro mecânico pela FEI. Foi Presidente da Associação Brasileira de Automação Industrial e do Comitê de Robótica da ABNT. Conduziu mais de 100 projetos de decisões estratégicas que envolveram orçamentos de bilhões de reais nos planejamentos de empresas privadas. Estruturou decisões estratégicas em vários setores da economia, tais como: financeiro, aeroespacial, petroquímico, infraestrutura, entretenimento, eletroeletrônico, bens de consumo e hospitais.

Atualmente é Supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM/SP, professor de Tomada de Decisão do IBGC e pesquisador no Núcleo Decide – FEA/USP. Foi autor premiado no Third International Academy of Information Technology and Quantitative Management – ITQM 2015.