anuncie

[:pb]A proposta da KRAGA é precisamente essa: possibilitar a impressão das partes de um avião RC a partir de um kit montável bastante simples e prático – especialmente para quem já possui algum conhecimento técnico em mecânica ou eletrônica, por exemplo. A marca – inspirada no que foi batizado de “malha KRAGA”, ou a melhor combinação entre leveza, absorção de impacto e força básica – acaba de lançar um kit montável de um avião RC de impressionantes 1,6m de asa, podendo ser impresso a partir de uma impressora 3D básica.

Aviões RC costumam apresentar uma certa complexidade na montagem a partir da madeira balsa, a mais leve usada no aeromodelismo tradicional. Dessa forma, um hobbysta pode levar muitas horas de trabalho árduo para reunir cada peça separadamente. Assim, a construção de um avião RC convencional, mesmo na forma de kit, requer habilidades especiais.

KRAGA Kodo


O “KRAGA Kodo” é uma elegante estrutura constituída por uma série de partes que se encaixam uma na outra com uma mãozinha de cola e longarinas de carbono para formar um robusto e ágil avião. É uma estrutura de peso leve – graças à impressão 3D – essencial para o sucesso do vôo, mais forte que a madeira balsa e também fácil de reparar.

 

É um projeto simples que consiste basicamente de componentes treliçados que ganham rigidez estrutural a partir da forma e das hastes de suporte de fibra de carbono que correm ao longo do comprimento de cada asa. O modelo completo inclui um motor e um estabilizador vertical, e se assemelha mais a um planador que a um avião real, mas “funciona muito bem”, garante seu criador, Tomas Gallovic.

Tomas tem experiência com máquinas CNC antes mesmo da impressão 3D se popularizar no mercado. Quando a manufatura aditiva ganhou notoriedade, porém, ele percebeu que as impressoras 3D poderiam oferecer uma estrutura muito mais leve e barata para seus aviões.

A ideia por trás do kit KRAGA é simples: o usuário pode baixar os projetos e imprimi-los em uma impressora 3D básica. É muito fácil juntar as partes e o design modular não é intimidante, razão pela qual mesmo os novatos na impressão 3D e entusiastas do aeromodelismo podem construir e colocar o modelo para funcionar dentro de algumas horas. (Os tubos de fibra de carbono e o motor elétrico, porém, não estão inclusos no kit, que custa US$ 24,90). Mas, uma vez com o kit em mãos, qualquer reparo futuro no modelo escolhido será facilitado – a um custo médio inferior ao pago por um modelo completo, mesmo adquirindo os tubos de fibra de carbono e o motor elétrico separadamente.

 

Desafios de projeto


O projeto de Gallovic rendeu-lhe horas de trabalho árduo. Ele começou com uma asa simples obtida através do site Thingiverse, mas fazê-la funcionar como ele queria não foi tarefa fácil: ou a asa deformava durante o processo de impressão, devido à tensão do material, ou a superfície acabava se mostrando frágil demais e propensa a fissuras.

 

Asas montadas do avião, que mais se parece com um planador


Após mais de 30 variações, incluindo um “kit balsa”, hastes impressas em 3D e até mesmo uma estrutura orgânica de estilo molecular, ele investiu no que chamou de “malha KRAGA”, ou a melhor combinação entre leveza, absorção de impacto e força básica. Assim, o design desse avião pode parecer simples, mas há muita ciência envolvida e um toque de inspiração nos detalhes, que incluem uma aerodinâmica refinada por Gallovic, com o auxílio de um kit avançado de telemetria.

Foi necessário também um trabalho minucioso de set-up das partes para facilitar a impressão e replicação das peças. O avião precisa ter a estrutura correta para fazer valer a eficácia da malha KRAGA, tornando a impressão das partes separadas outro grande desafio do projeto.

kodo_assembled_wing-kraga-plane2

A impressão também deveria funcionar para qualquer impressora 3D padrão, o que significava trabalhar com o pressuposto de uma área de impressão limitada, bem como às deficiências encontradas em diferentes marcas de impressora 3D. Esse portanto é o kit de precisão, que mantêm as peças simples e reunidas em slots em bases sólidas.

Claro que isso é apenas o início da aventura da marca KRAGA e a intenção de seu inventor é vender os kits para sofisticar ainda mais os próximos modelos. Mas, considerando a proximidade das festas de final de ano, não seria nada mal suportar o projeto por módicos US$ 24,90 como presente de Natal, não? 😛



Fonte: 3ders.org
[:]

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor informe seu nome