anuncie

O Python não é uma linguagem simples para os estreantes em programação, mas é muito poderosa, sobretudo para trabalhar com Arduino. Que o diga Tiago Ribeiro Santos, programador e instrutor de Robótica, fundador da comunidade Arduino Espírito SantoTiago destaca a versatilidade do Python sobretudo nas bibliotecas prontas para o usuário, bastando um “import” para usá-las, e também na indentação do código, crucial para organizá-lo. “É possível fazer praticamente tudo com Python, pois a linguagem não possui limitações”, festeja ele.

Já no caso do Arduino, um microcontrolador de baixo custo, a semelhança com o Python é também a capacidade de desenvolver desde projetos simples para acender LEDs (o básico do Arduino, digamos assim), até sistemas avançados de automação residencial. Na verdade, é possível usar o Arduino até mesmo na indústria. No post “Eletrônica industrial com Arduino em corrente alternada”, divulgamos o vídeo da palestra do Alexandre Aravécchia detalhando esse tema.  

Agora, porque usar Python com Arduino? Para Tiago, a escolha vem da alta produtividade proporcionada pela linguagem de programação, associada a uma forte comunidade open source no suporte e desenvolvimento do Arduino. A biblioteca PySerial, por exemplo, que permite a conexão do Python com dispositivos eletrônicos via porta Serial – incluindo o Arduino – foi lançada já há um bom tempo, nos idos de 2006. A linguagem inclui também a biblioteca Tkinter, que permite desenvolver interfaces gráficas.  

No vídeo abaixo, gravado durante a Latinoware 2017, Tiago conta como usa Python aliado à robótica para desenvolver seus projetos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor informe seu nome